Por que registrar a minha marca?
Você já deve ter ouvido falar que o registro de marca é importante. Mas você sabe por quê? Se você não registrar a sua marca, outra pessoa poderá registrá-la e isso coloca o seu negócio e seu produto ou serviço em risco.
Você já deve ter ouvido falar que o registro de marca é importante. Mas você sabe por quê? Se você não registrar a sua marca, outra pessoa poderá registrá-la e isso coloca o seu negócio e seu produto ou serviço em risco.
O registro atualmente é mais que apenas uma formalidade, faz parte de uma estratégia de negócios para ter sucesso. Afinal, assim que o seu empreendimento alavancar e começar a dar certo, sua marca ficará conhecida em muitos lugares. Por isso ter a marca registrada é essencial!
É possível registrar a marca nominativa, figurativa, tridimensional ou mista. A nominativa é aquela composta por letras para identificar o nome da marca. Não há a presença de nenhuma figura e nem está relacionada à símbolo em sua identidade visual.
Com relação à marca figurativa, os desenhos, imagens, figuras ou símbolos fortalecem o nome da empresa sem a necessidade em tê-lo escrito. Por exemplo: a marca Apple conseguiu associar seus produtos ao desenho de uma maçã mordida. Desde então, tornou-se desejo das pessoas antenadas em tecnologia e qualidade.
A marca tridimensional acontece quando o proprietário de uma marca deseja proteger o formato associado ao seu produto. Ao ser aprovado o registro, consequentemente nenhum dos seus concorrentes diretos ou indiretos podem comercializar nada com as formas protegidas.
A marca mista apresenta as combinações de letras com desenho, imagem e figura que representa a marca, o que inclui a estilização dos elementos nominativos e figurativos.
Agora, vou te contar 05 motivos para registrar a sua marca!
• Proteção ao seu negócio
O registro junto ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) fornece credibilidade e segurança para que ninguém copie a sua marca. Com sua marca registrada você poderá expandir a sua empresa e terá o direito de agir caso alguém tente utilizar uma marca igua ou parecida com a sua. Logo, se isso acontecer, a pessoa que copiar a sua marca poderá incorrer em uso indevido de marca, onde você poderá solicitar que a pessoa pare de usar e ainda, poderá pleitear um pedido de indenização por isso. Ao fazer o registro de marca no INPI, você estará assegurando a proteção da sua marca em todo o território nacional. E, a partir disso poderá expandi-lo internacionalmente.
• Adicione valores ao seu produto ou serviço
O registro de marca no INPI garante a exclusividade do seu uso. Logo, seus produtos e serviços serão únicos perante o mercado, o que pode ocasionar a sua valorização, pois a sua marca transmite a credibilidade e indica a qualidade dos produtos e serviços associados à ela.
• Dores de cabeça
Se o seu símbolo, nome ou logotipo não está registrado, você corre o risco de outra empresa registrá-lo e isso gera problemas com alterações. Você terá um trabalho enorme em alterar o nome, recriar outras campanhas e alterar toda a identidade visual da sua marca, como o site, redes sociais e até a fachada do seu negócio. Tudo isso leva tempo, causa dores de cabeça e também custo, já que todo o trabalho pago terá que ser refeito. Além disso, pode acontecer de você não conseguir atribuir o mesmo valor em um novo nome.
• Receba royalties
Se a sua marca já se consolidou no mercado, e, está registrada, poderá ser licenciada ou franqueada. Essa é uma maneira de aumentar todos os seus rendimentos, sem deixar de ser o proprietário. Muitas pessoas procuram investir em franquias, pois já geralmente são modelos de negócios que funcionam e dão retorno financeiro. E o registro de marca é uma das exigências para transformar seu negócio em franquia.
• Consumidores fieis
Quando uma marca alcança sucesso e conquista clientes, faz com que eles se apaixonem pela marca. Logo, além de consumir os produtos ou serviços, os próprios clientes estarão compartilhando suas experiências e opiniões sobre ela. Consequentemente, trará mais clientes para a marca.
Fonte: Contábeis